03 de março de 2012
Um estudo conduzido pela Nasa mostrou que a diminuição do gelo perene no Ártico na última década pode estar causando uma reação química que produz depósitos de mercúrio tóxico. O trabalho mostrou que o gelo permanente e espesso do Ártico foi substituído por um gelo mais fino e salgado, que libera bromo no ar quando em contato com a luz solar e o frio.
Em troca, uma reação chamada de "explosão de bromo" transforma o mercúrio gasoso na atmosfera em um componente tóxico que cai na neve, terra e gelo e que pode contaminar os peixes, segundo indicou Son Nghiem, principal autor do estudo e pesquisador da Nasa. O trabalho foi publicado no Journal of Geophysical Research-Atmospheres. A pesquisa examinou o gelo perene durante o inverno e na transição para a primavera.
Em março de 2008, a extensão do gelo perene de um ano atingiu o menor nível no período de 50 anos, afirmou a Nasa. Em seu lugar, surgiu um gelo sazonal mais novo e salgado que ainda não passou pelos processos que retiram o sal.
Artigos relacionados
Nenhum comentário:
Postar um comentário