segunda-feira, 5 de março de 2012

DIMINUIÇÃO DE GELO NO ÁRTICO PODE ORIGINAR MERCÚRIO TÓXICO

03 de março de 2012


Diminuição de gelo no Ártico pode originar mercúrio tóxico
Um estudo conduzido pela Nasa mostrou que a diminuição do gelo perene no Ártico na última década pode estar causando uma reação química que produz depósitos de mercúrio tóxico. O trabalho mostrou que o gelo permanente e espesso do Ártico foi substituído por um gelo mais fino e salgado, que libera bromo no ar quando em contato com a luz solar e o frio.

Em troca, uma reação chamada de "explosão de bromo" transforma o mercúrio gasoso na atmosfera em um componente tóxico que cai na neve, terra e gelo e que pode contaminar os peixes, segundo indicou Son Nghiem, principal autor do estudo e pesquisador da Nasa. O trabalho foi publicado no Journal of Geophysical Research-Atmospheres. A pesquisa examinou o gelo perene durante o inverno e na transição para a primavera.

Em março de 2008, a extensão do gelo perene de um ano atingiu o menor nível no período de 50 anos, afirmou a Nasa. Em seu lugar, surgiu um gelo sazonal mais novo e salgado que ainda não passou pelos processos que retiram o sal.

Artigos relacionados



Nenhum comentário:

Postar um comentário